No ano de 2021, a intensidade da pandemia de Covid-19 manteve inalteradas as restrições que levaram ao isolamento social e ao fechamento dos campi, com a paralisação parcial de grande parte das atividades presenciais de ensino e pesquisa, situação observada desde março de 2020. Os esforços e resultados obtidos pela RNP ao longo de 2021 para manter sua operação e minimizar os impactos da pandemia junto a seus clientes, e todo o Sistema RNP, continuaram sendo, portanto, de fundamental relevância.
A assinatura do novo Contrato de Gestão MCTI, com duração inédita de dez anos (2021-2030), reforçou o reconhecimento pelo bom desempenho obtido junto à comunidade e nos estimula e desafia a continuar nos dedicando para ser a melhor plataforma digital para educação e pesquisa no Brasil.
Diretoria Executiva
1. Apoiar a pesquisa e promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação em TIC orientados à criação e oferta de serviços e negócios digitais.
2. Prover ciberinfraestrutura avançada ubíqua, segura, de alta disponibilidade e desempenho para educação, pesquisa, inovação e transformação digital.
3. Promover a capacitação profissional e o desenvolvimento de competências para o uso intensivo das TIC.
4. Empreender soluções inovadoras de TIC em projetos orientados às demandas do Sistema RNP e a sua transformação digital.
5. Ofertar plataformas, serviços, suporte técnico especializado e aplicações digitais para educação, pesquisa e inovação.
6. Apoiar as políticas públicas em educação, ciência, tecnologia e inovação, e suas aplicações setoriais, associadas ao Programa Interministerial para o Desenvolvimento e Manutenção da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (PRO-RNP), visando a consolidação e sustentação do Sistema RNP.
7. Promover o fomento e a cooperação com a comunidade científica e setores público e privado, mediante parcerias e prestação de serviços, articulando arranjos globais, nacionais, regionais e locais.
O projeto do Ministério da Educação (MEC), apoiado pela RNP, foi estendido, e o número de estudantes das Instituições de Ensino Superior (IES) da rede federal de todo o país beneficiados com internet gratuita quase dobrou no ano.
Seguimos apoiando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Ministério da Saúde (MS) na ampliação do número de Unidades de Saúde da Família (USFs) conectadas à internet em todo o Brasil.
Programa do Ministério das Comunicações (MCom), em parceria com o MCTI e o MEC, com o objetivo de expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica, por meio da implantação de um backbone em fibra óptica.
>> Finalizamos, com sucesso, o Estudo de Rota Aprimorada (ERA), que mapeou o terreno e as condições para o lançamento de um cabo subfluvial no leito dos rios amazônicos, para conectar as cidades de Macapá (AP) e Alenquer, Almeirim, Monte Alegre e Santarém (PA).
>> Qualificamos nove empresas para formarem o Consórcio Aberto do Operador Neutro da Infovia 00, que poderá operar, manter e explorar comercialmente a infraestrutura de forma neutra e aberta. As empresas qualificadas foram: Aquamar, BRDigital, CTE Telecom, ICOM Telecom, Radiante, SEA Telecom, Simplex Informática, Telefônica e Wirelink.
Em março, o MEC lançou o Programa Nacional de Certificado Digital com a ICPEdu (Infraestrutura de Chaves Públicas para Ensino e Pesquisa), serviço da RNP que viabiliza a emissão ilimitada de certificados digitais pessoais para alunos, professores e funcionários de instituições de ensino e pesquisa,
de forma simples e gratuita.
Em junho, o MEC, em parceira com a RNP, lançou o primeiro portal de conteúdo audiovisual para o ensino superior no Brasil.
.
.
Essencial durante a pandemia, o serviço foi ampliado novamente em 2021.
O portal, que desenvolvemos para o MCTI, é capaz de mapear, reunir de maneira sistemática informações e permitir o compartilhamento de infraestrutura de pesquisa das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) brasileiras. Ele foi utilizado para identificar a distribuição por localidade dos ultracongeladores para o armazenamento de vacinas contra a Covid-19.
Fomos credenciados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) como instituição de ciência e tecnologia (ICT) habilitada a executar projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) nessas áreas.
Foram lançadas em 2021: RUTE-Chile (REUNA), RUTE-Colômbia (RENATA) e RUTE-Equador (CEDIA).
Há 15 anos, promove a capacitação e a disseminação de conhecimento para profissionais da área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), por meio de um olhar diferenciado e inovador.
>> Em setembro, lançamos o Método para Adequação à LGPD, com o objetivo de apoiar as instituições do Sistema RNP em seu processo de conformidade à nova lei.
>> A equipe de atendimento ficou entre as três melhores do país no Troféu HDI Brasil 2021, realizado anualmente pelo HDI Brasil, instituto focado nas melhores práticas mundiais e ciência do serviço.
Com a pandemia ainda impondo restrições em 2021, os eventos foram realizados em formato virtual.
Evento que debate a transformação digital e o uso e a gestão das TIC para finalidade de ensino, pesquisa e inovação. A edição deste ano foi realizada em parceria com o 10º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde e o XVIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde.
Agosto
Workshop que reúne a comunidade de pesquisa em redes em prol do desenvolvimento tecnológico.
Novembro
Encontro entre gestores de segurança da informação das instituições que compõem o Sistema RNP, para discutir sobre os desafios estratégicos da área.
> BA > PI > RO
> MA > PR > RS
> MT > RN > SC
9 Workshops de Tecnologia de Redes (WTRs) realizados de forma distribuída nos Pontos de Presença (PoPs) em formato virtual.
Março
Evento que promove o debate e a conscientização dos usuários com relação à segurança na internet.